top of page

Ligia Orselli Marino 

De comissária de bordo a fisioterapeuta. Nas horas vagas: escritora. Mudou-se para Portugal em virtude de um convite de trabalho do marido e confessa que no primeiro ano teve muita dificuldade em fazer amizades com os portugueses devido ao isolamento social.

A maioria dos brasileiros que está em Portugal veio para o subemprego"

 (Ligia Marino)

Trabalha

por conta própria

 

Formação

Fisioterapeuta pela Faculdade Clube Nautico Mogiano em Mogi das Cruzes

 

Perfil

casada, tem 41 anos e 3 filhos.

 

Vive

Estoril, Portugal

 

De

Mogi das Cruzes, São Paulo

 

Fala

português (PT) fluente

 

Imigrou em

setembro de 2000

 

Situação imigratória

cidadã portuguesa

 

Vínculo com o Brasil

mantém ligação porque está sempre em contato com sua família. Por vezes tem que se afastar completamente do Brasil para evitar ficar com úlcera nervosa quando fica sabendo das barbaridades cometidas pelo governo PT (Partido dos Trabalhadores) e pela passividade do povo brasileiro.

 

Preconceito em Portugal

já sentiu muito preconceito. Pelo fato de serr brasileira já a prejudicou muito. A mulher brasileira em Portugal é muito mal vista.

Mosteiro dos Jerónimos - Portugal

Um exemplo de que a rotina é somente para quem não tem iniciativas

por Bruno Portela

 

 

Foi comissária de bordo. É fisioterapeuta. Acaba de lançar um livro. Dona de casa. Mãe de 3 filhos e muito bem casada. Esta é Ligia Orselli Marino que não dá espaço para a rotina e se mostra uma verdadeira camaleoa quando o assunto é desbravar novos horizontes.

 

 

Conheço a Ligia Marino há pouco tempo. Pertencemos a mesma rede de amigos em Portugal. Sempre me pareceu uma pessoa muito centrada, comprometida com a família e com o seu trabalho. Tem uma história de imigração interessante porque sentiu muitos preconceitos por ser brasileira em Portugal. Hoje é cidadã portuguesa, escritora e conta com o respeito e estima da comunidade brasileira em portugal. 

 

 

 

Ligia era comissária de bordo da empresa aérea Varig. Estudou fisioterapia e a vida andava tranquila. Num afortunado dia, o seu marido, Paulo Marino, recebeu uma proposta de trabalho em Portugal. Ela não contava que a partir daquele momento sua vida mudaria completamente. Não pensou duas vezes e pegou:

Ainda no Brasil em 2000...

 

Segundo Ligia, infelizmente a maioria dos brasileiros que está em Portugal, veio para o subemprego. São pessoas sem cultura e educação. Pessoas que confundem diversão com baderna. 

 

 

Entretanto, percebe que há brasileiros que são grandes trabalhadores mas que, infelizmente, são a minoria.

 

 

Na sua opinião povo português é muito fechado, muito invejoso e não possuem o humor brasileiro.

 

 

Portugal é um bom lugar para morar, boas escolas, boa qualidade de vida ainda, apesar da crise financeira. Já encontrou portugueses muito interessantes aqui.

 

 

Recentemente escreveu um livro entitulado "Em Busca da Rosa". Um romance que decorre na época medieval. Conta a vida de Kim e a terrível aprovação que enfrentará numa viagem em busca de uma lenda. Sua esperança é que ela seja verdadeira, pois é a única forma de salvar sua irmã. 

Já em Portugal. E agora?

Cascais, Portugal

JOGO RÁPIDO COM LIGIA ORSELLI MARINO

Como é a relação interpessoal em Portugal?

Os portugueses são mais fechados que nós brasileiros e não possuem o nosso humor. Mas já encontrei pessoas muito interessantes aqui.

 

 

 

Saudades do Brasil?

Da minha família.

 

 

 

Então está de malas prontas para voltar ao Brasil?

Não. Sinto que não me adaptaria mais. Aqui em Portugal a qualidade de vida é muito superior a que eu teria no Brasil. O nível cultural e os valores da população portuguesa são muito maiores. São nesses valores que prefiro criar os meus filhos.

 

 

 

Como te convenço a voltar a viver no Brasil?

Somente num caso de necessidade extrema para atender a minha família que ainda mora lá.  

 

 

 

Seu conselho para quem quer imigrar é...

Aguenta firme no primeiro ano. Tente compreender e se encaixar na cultura local. Faça amizade o mais rápido possível.

 

 

 

Deixe sua mensagem, após o sinal: Bip!

“Esteja onde estiver, viva de forma plena, em paz com sua consciência e de acordo com a sua verdade. Viva a sua vida e de mais ninguém. Seja feliz.”.

 

 

 

 

AGRADECIMENTO ESPECIAL A LIGIA ORSELLI MARINO

QUE DISPONIBILIZOU A SUA HISTÓRIA CONOSCO E CONTRIBUIU

PARA A MEMÓRIA DA IDENTIDADE BRASILEIRA NO EXTERIOR. 

ENTREVISTA, PESQUISA E ADAPTAÇÃO REALIZADAS POR BRUNO PORTELA

Ligue

(5511) 954 352 443

© 2014 by Sentidos Brasileiros Editado por Bruno Portela

Este é um estudo feito exclusivamente para o Projeto Sentidos Brasileiros que tem como missão a valorização, preservação e conservação da memória da identidade brasileira. Todas as informações prestadas nesta seção são de inteira responsabilidade do autor. Está terminantemente proibida a reprodução de textos, fotos ou de qualquer parte deste trabalho sem autorização prévia. As fotografias expostas nesta seção são de arquivo pessoal do participante e/ou de domínio público.

bottom of page